Você pode considerar que na construção civil o planejamento é tão importante quanto a execução.
Com planejamento, é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto e prever ações que podem garantir preço, prazo e qualidade.
É no planejamento que você verifica se a sua empresa tem dinheiro de caixa suficiente para cobrir custos operacionais. Depois, é hora de avaliar se o projeto trará lucros ou não para a sua construtora. Fazer um estudo de viabilidade é muito importante nele podem ser levantadas informações como:
Equipamentos e ferramentas a serem utilizados;
Custo para execução da fundação;
Custos e orçamentos para preparação do terreno;
Custos de terceirização e/ou contratação de mão de obra;
Prazos para cada etapa da obra;
Custos dos projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários, prevenção de incêndio, ambientais, entre outros;
Custos da regularização e licenciamento de obra;
Possibilidades de financiamento e condições de pagamento;
Cronograma de obra organizado;
Cálculo de Retorno sobre Investimento (ROI);
Além disso, é fundamental para a gestão de qualquer projeto de obras organizar o orçamento, além cronograma físico-financeiro e do controle de execução.
O orçamento da obra
A princípio, para saber se o projeto é viável, o recomendado é fazer um orçamento geral da obra. Ou seja, tornando o planejamento na construção civil mais ágil e assertivo. Anteriormente, usava-se planilhas. Mas hoje, com o advento da tecnologia, todo processo é automatizado em processos com os ERPs (sistemas de gestão).Inegavelmente, essa tecnologia tornou a integração entre as áreas mais fácil, possibilitando acompanhar todo o andamento das tarefas — tanto física quanto financeiramente. Dessa forma, há uma gestão completa do negócio
O cronograma físico-financeiro
Posteriormente ao orçamento, todo planejamento na construção civil precisa ter um cronograma que vai distribuir os custos por datas e etapas. Ou seja, essa “conta” físico-financeira tem relação com a previsão do tempo na qual os serviços vão durar. Ademais, obviamente com quanto irão custar, também. Enfim, é importante mapear as atividades e os custos, melhorando o fluxo de caixa e a previsibilidade geral da entrega do empreendimento.
O controle de execução
Já que esse tipo de controle deve ser feito com um acompanhamento constante de todas as tarefas em andamento. Assim, é possível garantir que a equipe atue de forma eficiente e organizada. Nesse ponto, pode-se pensar, por exemplo, sobre as opções de aumentar a equipe durante alguma etapa do projeto ou terceirizar o processo. Sendo assim, analisando o que é mais vantajoso. Durante a execução também se recomenda reajustar os prazos previstos, adaptando o que for necessário.
A importância do planejamento na construção civil
Durante todas as fases de uma obra, os gestores precisam tomar decisões. Sejam elas a partir de métodos que são fundamentais para atender os prazos, a qualidade e o orçamento do empreendimento. É por isso que o planejamento é imprescindível.
Além disso, com um cronograma bem feito, é possível considerar a disponibilidade da mão de obra, os índices de produção e metas, a integração do escritório com o canteiro de obras e toda a logística.
Fonte: https://www.sienge.com.br/blog/9-dicas-para-economizar-na-construcao-civil,
https://www.globaltec.com.br/2018/01/16/a-importancia-do-planejamento-na-construcao-civil/
Imagem: https://blog.me.com.br/construcao-civil/